A 15 de Dezembro de 2016, o Teatro de Marionetas do Porto inaugurou oficialmente o Pólo das Marionetas do Porto/Quinta de Bonjóia, no âmbito do apoio da Câmara Municipal do Porto à companhia, no decurso do processo de mudança de instalações do Museu das Marionetas do Porto da Rua das Flores para a Rua de Belomonte.
O Pólo das Marionetas do Porto na Quinta de Bonjóia, funciona como um MUSEU das MARIONETAS fora de portas, no qual está patente uma exposição temporária, acessível a visitas livres e guiadas sob marcação e ainda programas paralelos às exposições, nomeadamente leituras encenadas.
Através desta relação e apoio da Divisão Municipal de Ação Social, em 2018 foi realizado um projeto de criação “Quem sou eu?” com a comunidade sénior de Campanhã, com estreia no Festival Internacional de Marionetas do Porto. Este projeto teve uma segunda edição com participação alargada às comunidades do Bonfim e Campanhã e apresentação publica em Março de 2020.
As atividades desenvolvidas no Pólo das Marionetas do Porto/Quinta de Bonjóia são de acesso gratuito.
Desta forma, as Marionetas do Porto abraçam através do seu trabalho uma zona da cidade mais carenciada e distante do Centro Histórico, lugar onde se encontra a sede, Teatro de Belomonte e o Museu das Marionetas do Porto.
A missão: promover a inclusão e coesão social através da arte.
De destacar a proximidade do Pólo das Marionetas do Porto/Quinta de Bonjóia com a Rua João Paulo Seara Cardoso (Campanhã).
Próxima exposição COMO UM CARROSSEL À VOLTA DO SOL inauguração dia 29 de Setembro, aniversário da companhia