ACESSIBILIDADE
MUSEU PARA TODOS
Um museu inclusivo deve ser significativo para públicos com diferentes tipos de capacidades, motivações e expectativas, proporcionando o acesso ao seu conteúdo de forma a que este possa ser apreendido tanto a nível cognitivo como sensorial de uma forma segura e confortável.
Museu para Todos é um projeto que visa alargar as valências de acessibilidade do Museu das Marionetas do Porto, através da adaptação do seu espaço e conteúdos às distintas necessidades e exigências do mais variado público. O museu localiza-se em pleno Centro Histórico do Porto, num edifício antigo adaptado para apresentar o acervo da companhia ao público. Devido a estas características não possui elevador, pelo que o piso inferior é acessível apenas por escadas. Desde a conceção do projeto, que houve a preocupação de tornar o piso 0 totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida, através da criação de rampas e áreas adequadas à deslocação em cadeiras de rodas.
A partir de dezembro de 2017, com a implementação do projeto Museu para Todos, os visitantes com mobilidade reduzida podem visitar o piso -1 através da visita virtual disponibilizada especificamente para o efeito.
Estão também disponíveis, em diversos ecrãs tácteis colocados em pontos estratégicos do museu, vídeo-guia em Língua Gestual Portuguesa e audio-guias em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Estas funcionalidades permitem aos visitantes uma maior fruição dos elementos expostos, através da partilha de informação até então só disponibilizada nas visitas guiadas, o que acreditamos que tem um impacto positivo na experiência vivida.
Acessibilidade física
visita virtual ao piso -1 para pessoas com mobilidade reduzida
Acessibilidade para surdos
vídeo-guia em Língua Gestual Portuguesa (Laredo Associação Cultural)
Audio-guias em Português, Inglês, Francês e Espanhol