Agenda

ABRIL 2024

pelos cabelos

PELOS CABELOS m/3

6 abril – 17h00
Sala experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda
Rua Sá de Miranda – Viana do Castelo

A partir das ilustrações Pelos Cabelos, de João Vaz de Carvalho, o Teatro de Marionetas do Porto cria um espetáculo habitado por personagens insólitas, de olhares ausentes e alucinados, onde o humor e o absurdo se fundem para mais uma experiência com muitas marionetas. Em Pelos Cabelos, atores e marionetas habitam um lugar algures, um Lá, lugar distante quase extra terreno.

Nesse lugar não há carros, nem escolas, nem prisões, mas há foguetões e pássaros e animais também há lá.
Nesse lugar, o público assiste à passagem de alguns dos habitantes de Lá. São personagens invulgares, mas muitos especiais, como o senhor cotão, o casal pincel, a mulher Pilar, o cão, a senhora nuvem e outros.
Durante o espetáculo percorre-se alguns momentos da vida desses personagens de cabelos exuberantes, algo que os distingue e lhes confere uma personalidade peculiar.

museu oscar

 

Museu das Marionetas do Porto
1 a 30 abril*
Quarta a sexta 14h – 18h*
Sábado e domingo  11h – 13h*  –  14h – 18h*
*última admissão 30 minutos antes do fecho

Rua de Belomonte, 61 – Porto

Bilhetes aqui

Da exposição Marionetas Contemporâneas: Criações e discursos fazem parte obras emblemáticas da companhia (Miséria, Vai no Batalha, Óscar, História da Praia Grande, Teatro Dom Roberto, Os Amigos de Gaspar, IP5, entre outras), e novos espaços criados a pensar em dinâmicas renovadas com o público, nomeadamente, o espaço de experimentação e o espaço crianças.
A exposição permite uma fruição diversa, capaz de transportar o visitante para outro lugar, através das peças expostas, dos adereços, das histórias e de todas as atividades propostas num programa dirigido a todo o público.
Numa rua estreita, em pleno centro histórico, atravessar a porta do Museu, tem sido, para muitos visitantes, um encontro com a utopia. Assim desejamos que continue através da exposição patente.

trupe
A Trupe – Exposição de pintura e desenho
Exposição Temporária de  Ricardo Leite

Até 22 setembro de 2024
Museu das Marionetas do Porto

“A estranheza que pressinto haver nas marionetas fascina-me. Diria que, se por um lado sabemos não se tratar de figura humana, por outro lado a sua similitude com esta é, por vezes, tão manifestamente ostensiva que nos é difícil afirmar serem coisa muito diferente. Desde logo porque, tal como o nosso corpo e o dos bichos, o das marionetas foi concebido para se mover. No entanto, ao contrário dos corpos vivos, cujo movimento advém de vontade própria, o das marionetas espera pacientemente por alguém que o anime. É neste preciso estado de espera, nesta pura subjugação à gravidade que as marionetas adquirem poses inauditas, bizarras, poses que violentam a nossa percepção do que é anatomicamente aceitável. Obedecem como nenhum modelo, faquir ou acrobata, obedeceria às minhas imposições, às experimentações compositivas sem argumentos dramatúrgicos nem intenções narrativas; como se o palco com que estão familiarizadas e a encenação que lhes dirige a sequência performativa fossem outros: são agora o papel, a tela, a tinta, os pincéis, o carvão.”

Ricardo Leite