MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO
João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) encenador e diretor artístico das Marionetas do Porto teve a ideia e o sonho de criar um Museu das Marionetas. Em 2002 foi alugado o espaço na Rua das Flores 22, um imóvel que estava praticamente em ruína e onde foram feitas obras profundas.
O Museu das Marionetas do Porto viria a ser ali inaugurado a 3 de Fevereiro de 2013, data de aniversário de João Paulo Seara Cardoso. A venda do imóvel da Rua das Flores, 22 implicou uma mudança de instalações do mesmo para a Rua de Belomonte 61, edifício junto à sede da companhia, o Teatro de Belomonte.
O projeto do Museu das Marionetas do Porto tem assinatura do arquitecto José Gigante, o mesmo arquitecto que fez o projecto do Teatro de Belomonte e do Museu das Marionetas do Porto na Rua das Flores, 22
O novo espaço do Museu dispõe de dois andares, nos quais estão expostos cartazes, peças de cenografia, fotografias, adereços, marionetas e vídeos de peças e documentários. O Museu das Marionetas do Porto, tem o charme de um pequeno lugar de descoberta do universo das marionetas contemporâneas.
A localização privilegiada do Museu, no Centro Histórico da Cidade, a par da proximidade da sede da Companhia permite criar práticas dinâmicas, sempre renovadas.
A abertura do Museu das Marionetas do Porto assinalou 25 anos da Companhia e em simultâneo inscreveu na Cidade a obra do seu autor.