O Museu das Marionetas do Porto, é sobretudo um museu de autor, centrado na obra de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) e um lugar de encontro e cruzamento com outros artistas.
MARIONETAS E OUTRAS LINGUAGENS, integra a exposição permanente, composta por Miséria e Teatro D.Roberto e a exposição temporária composta por: Polegarzinho, A Cor do Céu, Cabaret Molotov e Macbeth.
No primeiro andar, espaço particularmente dedicado aos mais novos, estão Polegarzinho, símbolo intemporal das dificuldades dos mais pequenos com o mundo grande e tantas vezes adverso e A Cor do Céu, lugar no qual inúmeras questões são lançadas. Uma obra povoada de alegres perguntas que parecem ainda estar suspensas no céu.
No segundo andar, estão as misteriosas e extravagantes marionetas de Cabaret Molotov, lugar onde deambularam coristas apaixonadas, trapezistas, clowns, homens bala, caniches, bailarinas e onde Vladimir, o Russo terá inventado um cenário de Amor para a trapezista Matrioska. No mesmo andar estão as marionetas de Macbeth, peça criada a partir da grande obra trágica de Shakespeare, que nos leva a refletir sobre o Amor e o poder, como impulsionadores dos destinos do Homem.
No Rés-do-chão, galeria dedicada a artistas convidados, apresentamos ANIMA, concebida pelo coletivo HUSMA, colaboradores do Teatro de Marionetas do Porto nas duas últimas criações: O Senhor…(2012) e Pelos Cabelos (2013)
Isabel Barros, diretora artística
Anima
O projeto Anima desencadeia, desde o ponto comum animação, os componentes matéria, movimento, tempo e sopro, pensados como elementos de composição que participam da formação das propostas em suas continuidades, singularidades e passagens. Os componentes dão lugar à exposição Mó – Making Of, o 1º Festival de Cinema de Animação OLHO, as instalações 2114 e Sopro, as atividades ocorrem de Agosto de 2014 a Janeiro de 2015.
Coprodução: Husma e Museu das Marionetas do Porto
Coordenação: Erika Rodrigues, João Apolinário, Pedro Cardoso e Rossana Fonseca.