staging and scenography
João Paulo Seara Cardoso
marionettes and costumes
Manuela Teixeira de Campos
marionette painting
Emília Sousa
sound design
Vitor Costa
production
Mário Moutinho
cast
Igor Gandra, Rui Oliveira, Sérgio Rolo
lighting and sound operation
David Sobral
production assistant
Maria João Castro, Sandra Fontoura
production secretary
Sofia Carvalho
construction technician
Abílio Silva
stage photography
Limamil
graphic design
Júlio Vanzeler
video
Apiarte
press support
Jornal de Notícias, Público, Rádio Nova Era
Voa, marioneta, voa
“EXIT” é uma espécie de Circo Maravilhoso onde, mais uma vez, a poesia e o sonho se tornam reais, graças a um perfeito domínio das técnicas de manipulação, único no seu género em Portugal e arredores.”
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Manuel João Gomes
in “Público”, 3 março 1998
A marioneta solitária
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“…chegou ao ex-Acarte, agora CamAcarte, sempre na Gulbenkian, o Teatro de Marionetas do Porto, de João Paulo Seara Cardoso (e outros) que honra a capital nortenha.
O espetáculo Exit pertence a esta linhagem. Para os adultos. Supersofisticado. Eticamente atual. Algo de Kafka, algo de Charlot, algo surrealista.”
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Jorge Listopad
in “Jornal de Letras”, 26 janeiro 2000
As manias das marionetas
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EXIT é uma trip: teatro de marionetas no espírito da techno e do ecstasy, é um êxtase, é corporal, é intenso. As associações são livres porque em EXIT qualquer tipo de texto está ausente. A sua linguagem é a do teatro de dança moderno, a linguagem do corpo, do movimento, da coreografia. Passa-se como um vídeoclip, fascina com cortes e projeções rápidos, com perfeição técnica.
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Christine Dössel
in “Suddeutsche Zeitung”, 12 julho 2000
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Uma hora de espetáculo de grande coesão, com os olhos presos ao desenrolar das imagens, sons e emoções que o TMP tão prodigamente oferece, agarrados às marionetas, a maioria das quais sem identidade, especialmente preparadas para absorver a nossa.
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R.S
in “Blitz”, 11 janeiro 2000
Tecnologia e metafísica
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“Exit é um produto interessantíssimo, que todos os aficionados da marioneta deveriam ver e que tem como objetivo introduzir o mundo das marionetas de novas linguagens artísticas.
… há momentos estranhos, geniais, de grande intensidade.”
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J.A.G.
in “El Norte de Castilla”, 12 maio 2000
Tecnologia e metafísica
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Força visual atraente e fortíssima, uma energia fantástica e um clima sonoro fabuloso (sinais estes, logo patenteados nos primeiros minutos da função), tudo isso para nos falar das extensões das selvas humanas citadinas, da incomunicabilidade entre os seres humanos.
Este objeto artístico portuense banha-se, salutarmente, em mistos de linguagem, em buscas de caminhadas possíveis para o marionetismo contemporâneo, o que é prototipo da companhia e encenador.
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Fernando Midões
in “Diário de Notícias”, 13 janeiro 2000