O Senhor

Havia um homenzinho muito pequenino que vivia numa casa muito pequenina. O homenzinho tinha um nome muito pequenino, chamava-se… (era um nome tão pequenino que nem se conseguia dizer a primeira letra, porque quando começava acabava logo). Para o conseguirem chamar, os seus amigos costumavam pronunciar uma espécie de soluço (hic!) Apesar de ser muito pequenino, o Senhor…meteu-se numa emocionante …

BICHOS DO BOSQUE

No bosque há, sei lá, mil árvores talvez. E o vento nas folhas, de cá para lá a soprar, parece sussurrar, era uma vez… … uns bichos que falavam bichanês: havia um crocodilo de coração mole e um caracol-medidor; havia um esquilo e também um grilo e um castor que se fosse gente era doutor e mais um corvo a ...

O LOBO DIOGO E O MOSQUITO VALENTIM

Um lobo auto proclama-se rei da floresta e diverte-se à custa do mal que causa aos outros animais. Estes revoltam-se contra a prepotência do lobo e tentam vencê-lo. No final, como os homens (e os bichos) não se medem aos palmos, será o pequeno mosquito Valentim a devolver a paz à floresta e aos seus habitantes. É esta fábula, de …

COMO UM CARROSSEL À VOLTA DO SOL

De manhã o sol nasce, a cidade acorda, as pessoas caminham nas ruas, os automóveis passam. A senhora da casa azul abre a janela, o gato da senhora salta para o parapeito da janela e mia. A senhora sorri e canta uma canção da manhã. Os dias são todos diferentes. As pessoas também. E as árvores e as casas e …

A COR DO CÉU

Qual é a cor do céu? Azul quando está um dia azul, cinzento quando o dia está cinzentão, rosa, às vezes, em manhãs de verão, laranja quando o dia está vai não vai, negro, logo, logo, quando a noite cai. (às vezes, a noite vem devagarinho para não incomodar o dia) -Boa noite, noite- diz às vezes o dia.

HISTÓRIA DA PRAIA GRANDE

Numa praia de um mar distante, uma fronteira de rochas negras divide dois territórios. No lado oeste vive uma colónia de pinguins, no lado este vive uma colónia de pelicanos. A relação entre estes povos é muito pouco pacífica e um dia uma guerra terrível rebenta. O jovem pinguim Matias, com o seu espírito inconformado, e o seu amigo pelicano …

POLEGARZINHO

Três vezes Crescerá e minguará A lua E depois uma criança nascerá A força do gigante E a bravura do leão Ela terá E ainda que não seja Maior do que o polegar Dela se falará Até ao fim dos tempos Fotos Cartaz Ficha Artística Ficha Técnica Críticas / Artigos encenação, texto e cenografia João Paulo Seara Cardoso marionetas, figurinos ...

O APRENDIZ DE FEITICEIRO

Um jovem vive com um feiticeiro num castelo isolado. Farto de tarefas menores, atreve-se a experimentar algumas magias que lhe tinham sido proibidas pelo mestre. O resultado pode ser catastrófico. Um livro revela-se uma verdadeira caixa de Pandora. Cada experiência renova a atmosfera da cena e cria novos e estranhos personagens com que aprendiz e mestre terão de lidar. Igor …

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

de Lewis Carrol Num balanço de fim de século, consideramos ter sido esta a mais bela obra de literatura para crianças (!), e que mais marcou o imaginário das últimas gerações, sendo considerada justamente como uma criação literária que prenuncia o aparecimento do surrealismo. As Aventuras de Alice e dos personagens fantásticos do Coelho Branco, do Gato de Cheshire, do …

JOANICA-PUFF

Espetáculo criado por João Paulo Seara Cardoso a partir do célebre romance de A. A. Milne, escrito em 1926, que se viria a tornar um dos clássicos da literatura infantil deste século. JOANICA-PUFF é um urso “com muito pouco miolo”, que vive no bosque dos Cem Acres com os seus amigos e conhecidos: Coelho, Porquito, Trigue, Mocho, Burro Inhon e …