Wonderland é o sonho de Alice sonhado por nós. Vamos com ela, atravessamos a floresta luminosa cheia de medos e segredos, inventamos caminhos que antes lá não existiam e deixamos Alice perdida. Quando Alice pergunta ao Gato: “Como posso sair daqui?”, o Gato responde: “Isso depende muito do sítio para onde queres ir”. Aí sentimos que o sonho inventado por …
CABARET MOLOTOV
O circo e as marionetas aproximam-se na poética do voo, as marionetas sem se sujeitarem às leis da gravidade, os artistas de circo desafiando-a. Uma vida aérea intermitente une a marioneta e o trapezista. Cabaret Molotov é um espetáculo que resulta de um trabalho de experimentação em que tentamos levar o nosso modo de fazer teatro ao encontro de uma …
OS ENCANTOS DE MEDEIA
Jasão embarca na nau Argos com destino à ilha de Colcos, com o objetivo de conquistar o velo de ouro. Ao chegar à ilha, desperta duas paixões: na filha e na sobrinha do rei de Colcos, respetivamente, a princesa Medeia e Creusa. Cega pela paixão, Medeia ajuda-o a concretizar o seu objetivo, a apoderar-se do velo de ouro. Mas Jasão, …
O MUNDO DE ALEX
Os dias estranhos descobriram-nos, Os dias estranhos acharam-nos o rasto, Vão destruir as nossas raras alegrias, Temos de continuar a tocar ou de procurar uma nova cidade. Jim Morrison Imóvel, encaro o meu reflexo no espelho. Como sempre, permaneço assim até estar convencido que não existe vidro, nada a separar-me do que vejo no outro lado. Queimo o tempo tentando …
O PRINCÍPIO DO PRAZER
PAISAGEM AZUL COM AUTOMÓVEIS
Andamos, desde há alguns anos atrás, com uma certa ideia obsessiva de extrair “matéria teatralizável” das nossas vivências urbanas. De refletir acerca do modo como sobrevivem as nossas emoções, os nossos “sentidos”, no mundo urbano pós moderno da massificação e do isolamento. De como os nossos pensamentos reagem quando se instala o “síndroma de pixel”. Olhámos o mundo, olhámos a …
MACBETH
Macbeth foi escrito por William Shakespeare provavelmente em 1606, num período particular da sua vida que veria nascer as suas grandes tragédias – Júlio César, Hamlet, Lear, Otelo, Timon de Atenas. Para o enredo dramático de MACBETH, Shakespeare encontra inspiração nas crónicas de Holinshed sobre factos ocorridos na Escócia dos séc. X e XI. E, de uma forma genial, cruza …
NADA OU O SILÊNCIO DE BECKETT
Nada ou o Silêncio de Beckett é um espetáculo construído a partir de impressões do universo de Samuel Beckett. Nada ou o Silêncio de Beckett nasce de uma forte contaminação dos criadores e atores pelas paisagens e personagens do mundo becketiano. Nada ou o Silêncio de Beckett é como sonho difuso e amarelado no qual vagueamos com os Winnies, Didis, …
EXIT
EXIT é uma espécie de video-clip teatral, um espetáculo fragmentado em imagens (reais? virtuais?) dentro das quais as marionetas voam na sua verdadeira dimensão poética. EXIT constitui uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, através do olhar subjetivo de um jovem da nova geração urbana. Um personagem em conflito com a “cena real”, evadindo-se em correrias alucinantes pelas avenidas do imaginário. …
MÁQUINA-HAMLET
Em Hamlet Machine, os subterrâneos são incomparavelmente maiores do que a superfície. O mundo apresenta-se-nos desconstruído. As paixões humanas são matéria incandescente na escrita de Heiner Müller. Uma enorme solidão: “Retiro-me para as minhas entranhas”. Em Hamlet-Machine, o cenário são “as ruínas da Europa”. A história, em Heiner Müller não é um documentário de televisão, é sentimento em carne viva. …