OS ENCANTOS DE MEDEIA

Jasão embarca na nau Argos com destino à ilha de Colcos, com o objetivo de conquistar o velo de ouro. Ao chegar à ilha, desperta duas paixões: na filha e na sobrinha do rei de Colcos, respetivamente, a princesa Medeia e Creusa. Cega pela paixão, Medeia ajuda-o a concretizar o seu objetivo, a apoderar-se do velo de ouro. Mas Jasão, …

O MUNDO DE ALEX

Os dias estranhos descobriram-nos, Os dias estranhos acharam-nos o rasto, Vão destruir as nossas raras alegrias, Temos de continuar a tocar ou de procurar uma nova cidade. Jim Morrison Imóvel, encaro o meu reflexo no espelho. Como sempre, permaneço assim até estar convencido que não existe vidro, nada a separar-me do que vejo no outro lado. Queimo o tempo tentando …

O PRINCÍPIO DO PRAZER

Inspirado na Pintura de Magritte Hoje é Domingo Há uma chuva de homens de chapéu defronte das casas No bosque ouvem-se gritos de pássaro ferido Os amantes beijam-se através do lençol A mesa está posta sobre a maçã A vida secreta é uma esfera suspensa no canto da casa A mulher morta sobre a cama O som do mar É ...

PAISAGEM AZUL COM AUTOMÓVEIS

Andamos, desde há alguns anos atrás, com uma certa ideia obsessiva de extrair “matéria teatralizável” das nossas vivências urbanas. De refletir acerca do modo como sobrevivem as nossas emoções, os nossos “sentidos”, no mundo urbano pós moderno da massificação e do isolamento. De como os nossos pensamentos reagem quando se instala o “síndroma de pixel”. Olhámos o mundo, olhámos a …

MACBETH

Macbeth foi escrito por William Shakespeare provavelmente em 1606, num período particular da sua vida que veria nascer as suas grandes tragédias – Júlio César, Hamlet, Lear, Otelo, Timon de Atenas. Para o enredo dramático de MACBETH, Shakespeare encontra inspiração nas crónicas de Holinshed sobre factos ocorridos na Escócia dos séc. X e XI. E, de uma forma genial, cruza …

NADA OU O SILÊNCIO DE BECKETT

Nada ou o Silêncio de Beckett é um espetáculo construído a partir de impressões do universo de Samuel Beckett. Nada ou o Silêncio de Beckett nasce de uma forte contaminação dos criadores e atores pelas paisagens e personagens do mundo becketiano. Nada ou o Silêncio de Beckett é como sonho difuso e amarelado no qual vagueamos com os Winnies, Didis, …

EXIT

EXIT é uma espécie de video-clip teatral, um espetáculo fragmentado em imagens (reais? virtuais?) dentro das quais as marionetas voam na sua verdadeira dimensão poética. EXIT constitui uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, através do olhar subjetivo de um jovem da nova geração urbana. Um personagem em conflito com a “cena real”, evadindo-se em correrias alucinantes pelas avenidas do imaginário. …

MÁQUINA-HAMLET

Em Hamlet Machine, os subterrâneos são incomparavelmente maiores do que a superfície. O mundo apresenta-se-nos desconstruído. As paixões humanas são matéria incandescente na escrita de Heiner Müller. Uma enorme solidão: “Retiro-me para as minhas entranhas”. Em Hamlet-Machine, o cenário são “as ruínas da Europa”. A história, em Heiner Müller não é um documentário de televisão, é sentimento em carne viva. …

IP5

IP5 é: – O nome de uma estrada que constitui um símbolo de ligação de Portugal à Europa, marcando o início das políticas radicais de desenvolvimento económico e da ilusão “dantes éramos infelizes e pobrezinhos, agora somos ricos e felizes”. – Uma peça estruturada em quadros, do género “O Mundo em Quadradinhos”, com títulos tão diversos quanto esclarecedores: “Engarrafamento Eterno”, …

3ª ESTAÇÃO

3ª ESTAÇÃO representa uma experiência de criação inédita na procura de novas formas de linguagem cénica ao associar as marionetas e a dança contemporânea. João Paulo Seara Cardoso, encenador do Teatro de Marionetas do Porto e Isabel Barros, coreógrafa do Balleteatro Companhia, criaram o espetáculo a partir de um trabalho de pesquisa sobre a relação do movimento da marioneta e …