Jardineiro imaginário

Jardineiro Imaginário, é uma nova criação das Marionetas do Porto, dedicada aos adultos numa tentativa de os transportar a territórios diversos onde possam ecoar inquietações, pensamentos, matérias soltas, pedaços de vida, numa espécie de coroa circular. Dois atores, num encontro entre marionetas, objetos, palavras, movimentos, pequenas partículas inomináveis, luz, música e tantos outros elementos, provocando composições e viagens imagéticas. Cria-se …

Quem sou eu? 3ª edição

Em Quem sou eu? Celebramos a vida. Celebramos o estar presente e mais consciente ainda, após longos meses de pandemia, resgatando o encontro, a partilha, o amor que salva e fortalece, criando uma forma sensível de estar e sentir o mundo. Com os intérpretes foi criado o texto, foram construídas as marionetas, e desenvolvido um trabalho de ator, em toda …

o Julgamento de UBU

Em O Julgamento de Ubu, Simon Stephens pega no ditador megalomaníaco grotesco e amoral do proto-surrealista de 1896 de Alfred Jarry no papel de Ubu e coloca-o diante de um tribunal internacional do século XXI. Bem mais de 100 anos após o trabalho vanguardista seminal O Rei Ubu de Alfred Jarry, Simon Stephens apresenta uma sequela da peça de Jarry, …

QUEM SOU EU? – 2ª edição

Quem sou eu? é um projeto de criação, que surge da forte motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social. É um olhar sensível sobre a população, sobre o território da cidade, uma viagem através da memória das pessoas idosas, à procura do belo que há em cada um. Isabel Barros diretora artística QUEM …

QUEM SOU EU?

Quem sou eu? é um projeto de criação, que surge da forte motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social. É um olhar sensível sobre a população tendo como conceito o autorretrato. É uma viagem às memórias à procura do belo que há em cada um. Através desta criação percorremos as camadas de vida …

KITSUNE

Espetáculo integralmente sem texto. A morte esquece-se no ritmo acelerado do dia a dia, no afastamento da natureza, principalmente nos grandes centros urbanos, oculta-se essa realidade tornando-a algo que, apesar de inevitável, parece poder ser constantemente adiada. Nas grandes cidades morre-se cada vez mais só. Da reflexão sobre a morte surge também e inevitavelmente uma reflexão sobre a vida, sobre …

FAUSTO

Fausto é o protagonista de uma lenda popular alemã, de um pacto com o demónio. Fausto é um poema de proporções épicas, que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento do seu tempo, faz um pacto com o demónio Mefistófeles, que o enche com a energia satânica repleta da paixão, pela técnica e …

Ovo

A partir de uma ideia original de Eric de Sarria O homem caiu. O crânio abre-se. O tempo expande-se. O que resta da memória esvai-se no chão. Acabou de perder a noção de futuro, apenas o passado e os seus automatismos persistem. Era um ator – sem o lastro do teatro – um marionetista? Aquilo que foi a sua vida, …

WONDERLAND

Wonderland é o sonho de Alice sonhado por nós. Vamos com ela, atravessamos a floresta luminosa cheia de medos e segredos, inventamos caminhos que antes lá não existiam e deixamos Alice perdida. Quando Alice pergunta ao Gato: “Como posso sair daqui?”, o Gato responde: “Isso depende muito do sítio para onde queres ir”. Aí sentimos que o sonho inventado por …

CABARET MOLOTOV

O circo e as marionetas aproximam-se na poética do voo, as marionetas sem se sujeitarem às leis da gravidade, os artistas de circo desafiando-a. Uma vida aérea intermitente une a marioneta e o trapezista. Cabaret Molotov é um espetáculo que resulta de um trabalho de experimentação em que tentamos levar o nosso modo de fazer teatro ao encontro de uma …