Quem sou eu? 5ªedição

Uma coisa bela é uma alegria que dura para sempre Jonh Keats “Quem sou eu?” é um projeto de criação artística, com uma componente de coesão social, pensado para a população idosa da cidade do Porto. Criado em 2018, no âmbito da adesão do Município do Porto à Rede Mundial da Cidade Amiga das Pessoas Idosas, e dinamizado em parceria …

Armazém 88

No presente viajamos até ao passado para projetar um futuro. Mergulhando no universo do fundador da companhia, João Paulo Seara Cardoso, as Marionetas do Porto criam um espetáculo a partir do seu arquivo adormecido, recuperando marionetas, materiais, ideias e conceitos, tirando partido da intemporalidade e transmudação das marionetas. Armazém 88 é um lugar etéreo que reflete sobre a velocidade dos …

Coisas

Dentro de uma maçã está uma semente. Dentro de uma semente, está uma árvore. Disse o menino. Mas então, perguntou a caixa, o que temos dentro é o que está fora? Uma coisa também é outra coisa? Se guardar uma flor, sou um jardim? Sim. A partir de um conto de Júlio Vanzeler, as Marionetas do Porto exploram, através do …

Quem sou eu? 4ª edição

Quem sou eu? É um projeto de criação, que surgiu da forte motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social, com o apoio da Divisão Municipal de Desenvolvimento Social/Câmara Municipal do Porto. Após três edições (2018, 2020 e 2021) tem sido criada uma forte aproximação à população sénior de vários pontos da cidade, através …

Jardineiro imaginário

Jardineiro Imaginário, é uma nova criação das Marionetas do Porto, dedicada aos adultos numa tentativa de os transportar a territórios diversos onde possam ecoar inquietações, pensamentos, matérias soltas, pedaços de vida, numa espécie de coroa circular. Dois atores, num encontro entre marionetas, objetos, palavras, movimentos, pequenas partículas inomináveis, luz, música e tantos outros elementos, provocando composições e viagens imagéticas. Cria-se …

Quem sou eu? 3ª edição

Em Quem sou eu? Celebramos a vida. Celebramos o estar presente e mais consciente ainda, após longos meses de pandemia, resgatando o encontro, a partilha, o amor que salva e fortalece, criando uma forma sensível de estar e sentir o mundo. Com os intérpretes foi criado o texto, foram construídas as marionetas, e desenvolvido um trabalho de ator, em toda …

Maiakovski – O Regresso do Futuro

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as companhias portuenses laboraram em conjunto para construir uma máquina-do-tempo em que se imagina uma tentativa de ressuscitar o grande poeta Maiakovski algures numa linha temporal alternativa. Aos habitantes desse tempo-da-máquina vamos chamar Os do Futuro. Nesse tempo-do-teatro está em marcha um programa experimental de ressurreição …

NA FLORESTA

“Adormeci de olhos abertos para ter a certeza de que não perdia nada.” Esta é uma viagem pelas noites de uma menina que volta sempre ao mesmo lugar. Vagueia na floresta sem medo da luz da noite. Ao lado dos seus amigos, tropeça em segredos e estórias que ainda não foram contadas. Noite após noite, onde o tempo não tem …

O CHEIRO DOS VELHOS

Um funcionário público molha os pés numa praia calma, tranquila e deserta, quando é surpreendido por uma velha mendiga cadavérica, desdentada e cheirando a álcool, que se apoderou de seus sapatos. À respeitosa cordialidade com que procura recuperar o bem, a velha retribui com indecifrável postura, que progride da obstinação rabugenta à sádica malvadez. À perplexidade do homem, ante o …

Lições de Voo

Lições de voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais foram usadas para a criação do espetáculo com o mesmo nome. Esta ideia dá sequência a uma experiência de colaboração realizada em 2013 em Pelos Cabelos, a qual se revelou muito estimulante. Espetáculo para dois atores, com marionetas e semi marionetas, cujo …