Jardineiro imaginário

Jardineiro Imaginário, é uma nova criação das Marionetas do Porto, dedicada aos adultos numa tentativa de os transportar a territórios diversos onde possam ecoar inquietações, pensamentos, matérias soltas, pedaços de vida, numa espécie de coroa circular. Dois atores, num encontro entre marionetas, objetos, palavras, movimentos, pequenas partículas inomináveis, luz, música e tantos outros elementos, provocando composições e viagens imagéticas. Cria-se …

Quem sou eu? 3ª edição

Em Quem sou eu? Celebramos a vida. Celebramos o estar presente e mais consciente ainda, após longos meses de pandemia, resgatando o encontro, a partilha, o amor que salva e fortalece, criando uma forma sensível de estar e sentir o mundo. Com os intérpretes foi criado o texto, foram construídas as marionetas, e desenvolvido um trabalho de ator, em toda …

o Julgamento de UBU

Em O Julgamento de Ubu, Simon Stephens pega no ditador megalomaníaco grotesco e amoral do proto-surrealista de 1896 de Alfred Jarry no papel de Ubu e coloca-o diante de um tribunal internacional do século XXI. Bem mais de 100 anos após o trabalho vanguardista seminal O Rei Ubu de Alfred Jarry, Simon Stephens apresenta uma sequela da peça de Jarry, …

Maiakovski – O Regresso do Futuro

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as companhias portuenses laboraram em conjunto para construir uma máquina-do-tempo em que se imagina uma tentativa de ressuscitar o grande poeta Maiakovski algures numa linha temporal alternativa. Aos habitantes desse tempo-da-máquina vamos chamar Os do Futuro. Nesse tempo-do-teatro está em marcha um programa experimental de ressurreição …

NA FLORESTA

“Adormeci de olhos abertos para ter a certeza de que não perdia nada.” Esta é uma viagem pelas noites de uma menina que volta sempre ao mesmo lugar. Vagueia na floresta sem medo da luz da noite. Ao lado dos seus amigos, tropeça em segredos e estórias que ainda não foram contadas. Noite após noite, onde o tempo não tem …

O CHEIRO DOS VELHOS

Um funcionário público molha os pés numa praia calma, tranquila e deserta, quando é surpreendido por uma velha mendiga cadavérica, desdentada e cheirando a álcool, que se apoderou de seus sapatos. À respeitosa cordialidade com que procura recuperar o bem, a velha retribui com indecifrável postura, que progride da obstinação rabugenta à sádica malvadez. À perplexidade do homem, ante o …

Lições de Voo

Lições de voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais foram usadas para a criação do espetáculo com o mesmo nome. Esta ideia dá sequência a uma experiência de colaboração realizada em 2013 em Pelos Cabelos, a qual se revelou muito estimulante. Espetáculo para dois atores, com marionetas e semi marionetas, cujo …

COMO UM CARROSSEL

O que é a vida?…é andar sempre à volta do sol, como um carrossel à volta do sol. Como um Carrossel, conta a história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem ao longo da qual muitas perguntas são lançadas e estimulam a sua relação com o mundo. O público viaja através do olhar aberto dessa menina e …

NUNCA

Mais de cem anos passaram depois das muito conhecidas aventuras na Terra do Nunca. Peter Pan vai viver para Londres com Wendy. Casam, têm filhos e os anos passam… Neste possível presente, existe um rapaz adolescente a quem os seus pais deram o nome de “Nunca” e nunca iremos saber o porquê… Nunca, é descendente de Pan, mais precisamente seu …

KITSUNE

Espetáculo integralmente sem texto. A morte esquece-se no ritmo acelerado do dia a dia, no afastamento da natureza, principalmente nos grandes centros urbanos, oculta-se essa realidade tornando-a algo que, apesar de inevitável, parece poder ser constantemente adiada. Nas grandes cidades morre-se cada vez mais só. Da reflexão sobre a morte surge também e inevitavelmente uma reflexão sobre a vida, sobre …