PARA ONDE VÃO?

Há um menino com um capacete de astronauta que encontra um coração. Mas porquê? Há animais gigantes e pássaros que falam. O quê? Há a lua muito próxima do mar, há barcos em terra e um urso a rebolar. Mas porquê? Há uma menina com um capacete de astronauta, que procura o mesmo que o menino. Mas o quê? O …

Orfeu e Eurídice

Tomando como base o mito de Orfeu, presente nos versos 1-85 do Livro X das “Metamorfoses de Ovídio”, pretendemos construir um espetáculo de marionetas que siga o percurso do jovem herói, filho de Apolo (em algumas versões), o seu casamento com Eurídice, a morte desta e o intento do seu resgate do reino do Hades por parte de Orfeu. O …

Armazém 88

No presente viajamos até ao passado para projetar um futuro. Mergulhando no universo do fundador da companhia, João Paulo Seara Cardoso, as Marionetas do Porto criam um espetáculo a partir do seu arquivo adormecido, recuperando marionetas, materiais, ideias e conceitos, tirando partido da intemporalidade e transmudação das marionetas. Armazém 88 é um lugar etéreo que reflete sobre a velocidade dos …

Coisas

Dentro de uma maçã está uma semente. Dentro de uma semente, está uma árvore. Disse o menino. Mas então, perguntou a caixa, o que temos dentro é o que está fora? Uma coisa também é outra coisa? Se guardar uma flor, sou um jardim? Sim. A partir de um conto de Júlio Vanzeler, as Marionetas do Porto exploram, através do …

Jardineiro imaginário

Jardineiro Imaginário, é uma nova criação das Marionetas do Porto, dedicada aos adultos numa tentativa de os transportar a territórios diversos onde possam ecoar inquietações, pensamentos, matérias soltas, pedaços de vida, numa espécie de coroa circular. Dois atores, num encontro entre marionetas, objetos, palavras, movimentos, pequenas partículas inomináveis, luz, música e tantos outros elementos, provocando composições e viagens imagéticas. Cria-se …

Quem sou eu? 3ª edição

Em Quem sou eu? Celebramos a vida. Celebramos o estar presente e mais consciente ainda, após longos meses de pandemia, resgatando o encontro, a partilha, o amor que salva e fortalece, criando uma forma sensível de estar e sentir o mundo. Com os intérpretes foi criado o texto, foram construídas as marionetas, e desenvolvido um trabalho de ator, em toda …

Maiakovski – O Regresso do Futuro

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as companhias portuenses laboraram em conjunto para construir uma máquina-do-tempo em que se imagina uma tentativa de ressuscitar o grande poeta Maiakovski algures numa linha temporal alternativa. Aos habitantes desse tempo-da-máquina vamos chamar Os do Futuro. Nesse tempo-do-teatro está em marcha um programa experimental de ressurreição …

NA FLORESTA

“Adormeci de olhos abertos para ter a certeza de que não perdia nada.” Esta é uma viagem pelas noites de uma menina que volta sempre ao mesmo lugar. Vagueia na floresta sem medo da luz da noite. Ao lado dos seus amigos, tropeça em segredos e estórias que ainda não foram contadas. Noite após noite, onde o tempo não tem …

O CHEIRO DOS VELHOS

Um funcionário público molha os pés numa praia calma, tranquila e deserta, quando é surpreendido por uma velha mendiga cadavérica, desdentada e cheirando a álcool, que se apoderou de seus sapatos. À respeitosa cordialidade com que procura recuperar o bem, a velha retribui com indecifrável postura, que progride da obstinação rabugenta à sádica malvadez. À perplexidade do homem, ante o …

Lições de Voo

Lições de voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais foram usadas para a criação do espetáculo com o mesmo nome. Esta ideia dá sequência a uma experiência de colaboração realizada em 2013 em Pelos Cabelos, a qual se revelou muito estimulante. Espetáculo para dois atores, com marionetas e semi marionetas, cujo …