Tomando como base o mito de Orfeu, presente nos versos 1-85 do Livro X das “Metamorfoses de Ovídio”, pretendemos construir um espetáculo de marionetas que siga o percurso do jovem herói, filho de Apolo (em algumas versões), o seu casamento com Eurídice, a morte desta e o intento do seu resgate do reino do Hades por parte de Orfeu. O …
Quem sou eu? 5ªedição
Uma coisa bela é uma alegria que dura para sempre Jonh Keats “Quem sou eu?” é um projeto de criação artística, com uma componente de coesão social, pensado para a população idosa da cidade do Porto. Criado em 2018, no âmbito da adesão do Município do Porto à Rede Mundial da Cidade Amiga das Pessoas Idosas, e dinamizado em parceria …
Armazém 88
No presente viajamos até ao passado para projetar um futuro. Mergulhando no universo do fundador da companhia, João Paulo Seara Cardoso, as Marionetas do Porto criam um espetáculo a partir do seu arquivo adormecido, recuperando marionetas, materiais, ideias e conceitos, tirando partido da intemporalidade e transmudação das marionetas. Armazém 88 é um lugar etéreo que reflete sobre a velocidade dos …
Quem sou eu? 4ª edição
Quem sou eu? É um projeto de criação, que surgiu da forte motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social, com o apoio da Divisão Municipal de Desenvolvimento Social/Câmara Municipal do Porto. Após três edições (2018, 2020 e 2021) tem sido criada uma forte aproximação à população sénior de vários pontos da cidade, através …
Jardineiro imaginário
Jardineiro Imaginário, é uma nova criação das Marionetas do Porto, dedicada aos adultos numa tentativa de os transportar a territórios diversos onde possam ecoar inquietações, pensamentos, matérias soltas, pedaços de vida, numa espécie de coroa circular. Dois atores, num encontro entre marionetas, objetos, palavras, movimentos, pequenas partículas inomináveis, luz, música e tantos outros elementos, provocando composições e viagens imagéticas. Cria-se …
Quem sou eu? 3ª edição
Em Quem sou eu? Celebramos a vida. Celebramos o estar presente e mais consciente ainda, após longos meses de pandemia, resgatando o encontro, a partilha, o amor que salva e fortalece, criando uma forma sensível de estar e sentir o mundo. Com os intérpretes foi criado o texto, foram construídas as marionetas, e desenvolvido um trabalho de ator, em toda …