março, 2019

23mar18:00UM OBJETO E SEUS DISCURSOS POR SEMANAMuseu das Marionetas do Porto

Mais

Mais informação

OBJETO – Marioneta LOBO DIOGO
O objeto escolhido é a marioneta LOBO DIOGO, criada para o espetáculo O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim em 2006, peça encenada por João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), com o Teatro de Marionetas do Porto, Orquestra Nacional do Porto e um grupo coral infantojuvenil da Casa da Música, expressamente constituído para o efeito, dois solistas, uma narradora e quatro cantores/marionetistas.
Lobo Diogo e o Mosquito Valentim é uma fábula, de certo cariz político, que constituiu o ponto de partida da cantata musical profana do compositor Eurico Carrapatoso.

CONVIDADOS – Paula Abrunhosa e Júlio Vanzeler
MODERAÇÃO – ISABEL BARROS

Paula Abrunhosa, tom formação académica na área da história e das ciências musicais, foi formadora de grupos infantis, docente do ensino básico e coordenadora artística da Orquestra Nacional do Porto. Desde 2009, desempenha as funções de assessora de comunicação e de produção na Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva. O percurso que tem vindo a desenvolver está marcado pela diversidade de interesses e de áreas de atuação, onde se alia, ao exercício profissional, a autoria e/ou participação em projetos que cruzam diferentes territórios, do Teatro à Literatura, da Música à Arquitetura.
O papel de narradora em “O Lobo Diogo e o mosquito Valentim”, em 2006, naquela que foi a primeira versão encenada desta cantata de Eurico Carrapatoso, ocupa um lugar de destaque nas suas experiências artísticas, por representar um desafio muito singular e uma aprendizagem ainda hoje plena de significado.

Júlio Vanzeler, colabora com o Teatro de Marionetas do Porto desde 1997, desenvolvendo ilustrações, cenários e esculturas. Ilustrou diversos livros para crianças tendo sido atribuídos ao seu trabalho vários prémios e seleções para festivais. Ensinou Ilustração no CITEX e na FBAUP – Formação Continua.
Colaborou como ilustrador para várias revistas e jornais portugueses.
Concebeu as marionetas e ilustrações de O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim.

Lotação do espaço – 40 pessoas

Hora

(Sábado) 18:00

Local

Museu das Marionetas do Porto

Rua de Belomonte, 61 - Porto

Organização

Estrutura financiada por

Links Sociais

Subscreva-me

* Campo obrigatório

APOIOS

Apoios Apoios Apoios
X