ACCESSIBILITY
MUSEU PARA TODOS/MUSEUM FOR ALL

Um museu inclusivo deve ser significativo para públicos com diferentes tipos de capacidades, motivações e expectativas, proporcionando o acesso ao seu conteúdo de forma a que este possa ser apreendido tanto a nível cognitivo como sensorial de uma forma segura e confortável.
Museu para Todos é um projeto que visa alargar as valências de acessibilidade do Museu das Marionetas do Porto, através da adaptação do seu espaço e conteúdos às distintas necessidades e exigências do mais variado público. O museu localiza-se em pleno Centro Histórico do Porto, num edifício antigo adaptado para apresentar o acervo da companhia ao público. Devido a estas características não possui elevador, pelo que o piso inferior é acessível apenas por escadas. Desde a conceção do projeto, que houve a preocupação de tornar o piso 0 totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida, através da criação de rampas e áreas adequadas à deslocação em cadeiras de rodas.
A partir de dezembro de 2017, com a implementação do projeto Museu para Todos, os visitantes com mobilidade reduzida podem visitar o piso -1 através da visita virtual disponibilizada numa sala adaptada especificamente para o efeito. Para além da visita virtual, foi ainda, no mesmo espaço, replicada uma das zonas expositivas do piso -1, o espaço de construção. Aqui, os visitantes têm acesso a vários objetos (moldes, protótipos, fotografias, etc.) que traduzem de uma forma simples, o processo e materiais utilizados na construção das marionetas e adereços.
Estão também disponíveis, em diversos ecrãs tácteis colocados em pontos estratégicos do museu, vídeo-guias em Língua Gestual Portuguesa, Português e Inglês. Estes vídeo-guias permitem aos visitantes uma maior fruição dos elementos expostos, através da partilha de informação até então só disponibilizada nas visitas guiadas, o que acreditamos que tem um impacto positivo na experiência vivida.
É intenção da companhia adaptar o museu também aos visitantes invisuais, de forma a que os mesmos possam disfrutar, de forma autónoma, de uma visita ao museu.
Para além do projeto Museu para Todos, a companhia tem também a preocupação de tornar os seus espetáculos mais acessíveis, e conta já com a inclusão de alguns momentos em Língua Gestual Portuguesa numa das suas últimas criações para a infância, o espetáculo COMO UM CARROSSEL (2017). O mesmo irá acontecer com a próxima criação para a infância, em 2019.

Acessibilidade física
visita virtual ao piso -1 para pessoas com mobilidade reduzida
espaço de construção replicado no piso 0

Visita virtual ao piso -1

Acessibilidade para surdos
vídeo-guia em Língua Gestual Portuguesa (Laredo Associação Cultural)
Video guia em LGP

Vídeo-guia em Português e Inglês
Museu das Marionetas do Porto - Piso -1